[RESENHA #544] UM ESTUDO EM VERMELHO - ARTHUR CONAN DOYLE


Título: Um Estudo em Vermelho
Autor: Arthur Conan Doyle
Tradução: Alda Porto
Páginas: 184
Ano: 2018

ISBN: 9788544001936
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

Sinopse: “Um estudo em vermelho” marca o início da trajetória de sucesso do maior detetive da literatura mundial: Sherlock Holmes; publicado originalmente na revista Beeton's Christmas Annual em novembro de 1887, foi finalmente lançado em formato de livro em julho de 1888; a obra narra o primeiro encontro do detetive com seu fiel amigo Dr; watson, imersos em mais um intrigante mistério a ser solucionado; a minúcia da narrativa permite ao leitor conhecer os costumes da época e os acontecimentos históricos, enriquecendo a trama do caso; com um desfecho que deixará os leitores sem ar, Um estudo em vermelho é mais uma obra genial de Sir Arthur Conan Doyle.


Resenha: No início da história acompanhamos a vida de John Watson, um homem que se formou na Universidade de Londres no curso de medicina e não satisfeito com o diploma obtido, ingressa no curso para médico do exército e posteriormente é convocado e serve no exército inglês durante a Segunda Guerra Afegã. Após ser ferido durante o conflito Watson fica doente e sua saúde sofre um grande declínio, ele entra em licença médica e é enviado de volta para a Inglaterra com o objetivo de recuperar-se. Sem ter qualquer familiar, Watson resolve morar em Londres, mas na cidade ele acaba gastando praticamente todo o seu dinheiro ao se hospedar em um hotel e preocupado ele vê a necessidade de morar em um lugar mais barato. Em um bar Watson acabada encontrando de forma inesperada Stamford, um velho colega de trabalho que lhe apresenta a solução para o seu problema.

"Em 1878, diplomei-me como doutor em medicina na Universidade de Londres e viajei para Netley a fim de fazer o curso recomendado a cirurgiões no exército. Após concluir os estudos ali, ingressei no devido tempo, como cirurgião-assistente, no 5º Regimento de Infantaria de Northumberland. O regimento encontrava-se então aquartelado na Índia, e antes de eu poder alistar-me irrompera a segunda guerra anglo-afegã [...]" p. 11.

Esse seu colega diz que tem outro conhecido que deseja encontrar um companheiro para dividir o aluguel de uma casa ou apartamento, mas ele é um homem de ideias "esquisitas". Decidido, Watson vai com seu colega até o laboratório químico do hospital local para conhecer esse homem misterioso, mas ao chegar lá ele fica é curioso e fascinado com esse homem que faz uma surpreendente observação, ele diz que Watson passou um tempo no Afeganistão. Esse homem não tem qualquer diploma em nível superior ou educação "formal", mas demonstra ser extremamente inteligente e perspicaz, esse homem é conhecido como Sherlock Holmes.
Após entrarem em acordo, Holmes e Watson combinam de olhar algum imóvel no dia seguinte e encontram um apartamento na Baker Street (221B) que atende as todas suas necessidades e onde passam a morar. Após alguns dias dividindo o apartamento com Holmes, o Watson fica intrigado quanto à ocupação de seu companheiro, pois nota que Holmes quase não fala de suas atividades, mas Watson percebe que ele recebe no apartamento pessoas completamente distintas uma das outras. Indagado, Holmes alega que essas visitas fazem parte do seu "trabalho", que Watson descobre por meio do próprio companheiro de apartamento que ele é o único detetive consultor no mundo a ajudar pessoas e detetives a solucionar casos, até então, não solucionados.

"Os jornais do dia seguinte surgiram repletos de notícias do Mistério da Brixton, como denominaram o caso. Além de todos trazerem artigos detalhados sobre o assunto, alguns publicaram editoriais com destaque e continham algumas informações novas para mim. Ainda guardo numerosos recortes e fragmentos no meu álbum do assassinato [...]" p. 71.

Em certo momento a tranquilidade e rotina de Watson e Holmes muda quando esse último recebe uma mensagem de Tobias Gregson, um detetive da Scotland Yard que recorre à Sherlock Holmes em busca de ajuda para solucionar um caso. Um homem foi encontrado morto em uma posição horrível em uma casa abandonada, essa casa não há qualquer sinal de arrombamento e o homem não apresenta aparamente qualquer marca ou sinal de perfuração. Após alguma insistência de Watson, Holmes resolve ir ao local e convida o médico para acompanhá-lo. Chegando ao local Holmes tece diversas observações e elabora um relatório que apenas deixa Watson com mais dúvidas e agora Holmes decide investigar o caso à fundo e trazer à trazer a tona a pessoa responsável pelo crime.
Opinião: Um Estudo em Vermelho é uma leitura extremamente prazerosa, instigante e envolvente, Sir Arthur Conan Doyle nos apresenta uma trama repleta de suspense e reviravoltas, ele também é objetivo e prático na construção da história e isso reflete na resolução dos mistérios que são apresentados ao detetive Holmes, ele por sinal é um personagem muito bem construído, é um homem inteligente, astuto e perspicaz, o legal é que a sua personalidade é construída e desenvolvida aos poucos pelo autor. Watson é um homem comum, não apresenta qualquer aptidão ou qualidade extraordinária, ele contrasta brutalmente com Holmes que é um homem extraordinário. Watson é um homem curioso e essa curiosidade o move, faz ele querer entender a mente do seu novo amigo e como ele aplica as brilhantes descobertas científicas nos casos práticos. Em princípio ele vê Holmes como um homem extremamente arrogante, mas aos poucos passa a desconstruir essa imagem ao admirar a incrível inteligência e percepção que ele apresenta.

Um Estudo em Vermelho é o primeiro romance escrito pelo autor e por isso traz o primeiro caso solucionado pela dupla Holmes e Watson. O livro é narrado em primeira pessoa sob a ótica do médico. Super indico a leitura desse livro para quem curte clássicos da literatura, é fã de romances policiais e principalmente para aquele leitor que desejar conhecer aquele que é considerado para muitos o maior detetive já criado no mundo da literatura. Um Estudo em Vermelho é um livro que apresenta elementos como suspense, mistérios, reviravoltas e ainda há um toque de humor. Esse livro é simplesmente magnífico!
Sobre a Edição: A Martin Claret arrasou na edição, o livro conta com capa dura e acabamento fosco com aplicação de verniz, o miolo está com duas cores: preto e pantone. A edição está no formato 14 x 21cm, conta com folhas amareladas, ótima revisão, fonte e espaçamento confortáveis. Todos esses detalhes valorizam a edição e demonstra toda a competência da editora.
Sobre o Autor: Foi um escritor e médico britânico, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção. Arthur Conan Doyle viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth.

Postar um comentário

25 Comentários

  1. Meu deus, como não amar esse detetive! Tive o meu primeiro contato com ele muito nova, então basicamente minha experiência com detetives foram com ele e Hercule Poirot da Agatha. Digo num primeiro momento. Já li todos os contos e romances, e sempre que bate uma saudade, releio. Esse Estudo pra mim é lindo e pra quem quer conhecer acho super válido, porque aí temos noção de como Sherlock é especial. E dr. Watson também! Confesso que odeio essas novas edições, porque sou obrigada a comprar de novo! Amei o post!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu estou quase comprando essa nova edição da editora. Sou apaixonada por Sherlock e lembro que quando li essa história pela primeira vez, me apaixonei pela escrita do autor. <3 Eles lançaram a coleção inteira nesse estilo?

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi, Yvens! :D
    Ainda não pude ler nenhuma das obras de Arthur Conan Doyle, mas tenho muito interesse por esse autor. Tenho um livro do Sherlock Holmes comprado impulsivamente em inglês, mas devido a dificuldade que ainda tenho com o vocabulário, acabei não conseguindo ler ainda. Tenho muita vontade de ler essa história em específico também por ser uma das mais famosas e saber que você gostou tanto da obra me anima muito a ler. Sou muito intrigada por essa personalidade do Holmes e a sua relação com o Watson. Achei essa edição lindíssima, talvez eu acabe a comprando se sentir muita dificuldade com o inglês. hahaha Obrigada pela dica! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. ai tinha que ser a Martin Claret pra fazer uma edição tão linda dessas, aaaa. já li esse livro e gostei muito, mas depois de ler seu post e ver essa edição, PRECISO COMPRAR E LER DE NOVO!
    amei, valeu! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Caramba, que edição mais incrível! Esta editora arrasa sempre... Não li este livro ainda, mas depois de ler tua resenha fiquei com bastante vontade de ler, pois parece ser uma obra incrível.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. eu amo Sherlock, estou em um grupo de leitura coletiva voltado só pra ele. Eu confesso que nunca tinha lido nada dele até entrar no grupo e as leituras estão me surpreendendo muito. Eu achava que ele era como a Agatha sabe? mas não, é totalmente diferente, mas mesmo assim é tudo lindo!

    Adorei sua resenha, essa edição ta maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Olá amore,

    Não se trata de um tema que eu curta, mais pra quem curte, acredito que vale a pena ler.
    Apesar de curtir suspense ainda não li nada que eu me recorde do Sherlock, embora já tenha visto muita resenha boa dos livros dele.



    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiiii

    Eu amooo Sherlock Holmes, foi através desse personagem que adquiri o hábito de ler. Meu primeiro livro foi Um escandalo na Boêmia, e então UM estudo em vermelho veio logo na sequência. eu gostei de Um estudo justamente por nos permitir conhecer o Holmes assim, aos pouquinhos, nos permitindo examinar o personagem com profundidade. A elucidação do caso é obra de mestre, Conan Doyle é tão fantástico desenvolvendo as tramas que construiu que eu pelo menos nucna conseguia chegar nem perto de intuir o desfecho, menos assim deduzir as fórmulas aplicadas pelo Holmes. Li uma edição bem velhinha, não conhecia essa da Martin Claret, achei bem bonita, condiz com o perfil da obra.

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Mas que edição maravilhosa! Achei a capa muito bonita e o livro com certeza é excelente. Eu ainda não conhecia o primeiro caso de Holmes e seu fiel amigo, mas pelo que li na resenha com certeza vou gostar muito da leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Acho que antes de mais nada, a gente precisa enaltecer essa edição, que coisa mais magnifica, tudo é impecável e fico feliz demais em ver clássicos recebendo essas ediçoes lindas. Um estudo em vermelho é quase que um livro base pra todo leitor, ne? Eu amo demais, deu até saudade de reler!

    ResponderExcluir
  11. Eu achei super legal saber que nesse livro podemos ver como a amizade entre esses dois personagens clássicos vai se iniciar. Sua resenha ficou ótima e já me deixou curiosa para realizar essa leitura.

    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro as obras desse escritor, mas essa ainda não tive a oportunidade de ler, mas ele será um dos que está na minha lista de desejados e o lerei logo, logo. Resenha magnífica que me fez aguçar mais minha curiosidade sobre a história.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Ah tenho ótimas lembranças deste livro! ♥
    Mesmo que tenha sido um tanto quanto fácil este caso, se comparado aos outros eu gostei. Mais pra frente eu descobri que este foi um dos primeiros que ele escreveu com Sherlock Holmes, então dá pra entender.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Que edição lindíssima você tem desse livro, rapaz! Eu tenho ele em uma edição velhinha mas, ainda não consegui fazer a leitura, comprei também o box com todos os livros do Sherlock Holmes e espero conseguir realizar a leitura em breve.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Que edição lindíssima você tem desse livro, rapaz! Eu tenho ele em uma edição velhinha mas, ainda não consegui fazer a leitura, comprei também o box com todos os livros do Sherlock Holmes e espero conseguir realizar a leitura em breve.

    Eu sou apaixonada por livros que possuam algum tipo de investigação criminal e, sempre assisti os filmes do Sherlock com grande admiração ao criador Artur, por ter tido tamanha inspiração! Olha, eu li algumas resenhas do conto Um Estudo Em Vermelho dizendo que é o mais fácil de ser desvendado de todos mas, acredito que nas histórias de investigação o mistério está no desenvolvimento da história e não na descoberta em si.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Ah essa nova edição da Martin Claret está lindíssima. Acho que digna do clássico que o livro é né?! haha Ainda não tive oportunidade de ler nada do autor, nem nada sobre Sherlock Holmes, porém sempre tive curiosidade. Sua resenha me deixou mais instigada ainda, e com certeza será dica anotada <3
    Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    É impossível encontrar alguém que não tenha ouvido falar nesse livro. Como fã de suspense/mistério, sou bem curiosa para conhecer melhor a história dessa dupla, na verdade não sei o porquê de ainda não ter feito isso. Enfim, sua opinião sobre o livro está interessante, atiçou minha curiosidade.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não tem como não se apaixonar por Sherlock, né nom? É um dos melhores personagens da literatura e que continuará sendo para sempre.
    Li esse livro há bastante tempo, a descrição do senhor Conan Doyle é bem interessante, confesso que o meio do livro ficou um pouco parado para mim (quando há a narração do passado, se não me engano), mas a leitura continuou sendo incrível.

    Ótima resenha.
    Beijinhos.

    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Um clássico que ainda não tive a oportunidade de conhecer. Gosto muito das histórias de Sherlock quando eu vejo algum seriado que é voltado para essa história. Curti bastante a história desse livro pq ele mostra como o Watson conheceu Holmes.

    Vou anotar o nome desse livro, já que quero variar um pouco de gênero. Gostei muito da sua resenha e suas fotos ficaram muito boas.

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Acho que Sherlock é o detetive mais amado e o também um grande clássico que nunca sairá de moda. Tenho uma coleção de livros do Sherlock mas ainda não peguei para leitura, mas já pude assistir filmes e seriados e me agrada bastante.
    Um estudo em vermelho é curtinho e parece ser uma trama bem instigante. Que me agradaria realizar a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Mesmo sendo muito fã do gênero, você acredita que nunca li nada do autor?
    Adoro essas obras com pegadas instigantes e que nos impelem a ir até o final para descobrir o que vai acontecer. Achei legal também o livro ser curto. Acho que é uma ótima forma de eu ler algo do autor para conhecer sua escrita. Além disso, a edição da Martin Claret está fabulosa. Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Li alguns livros do autor há muito tempo, essa capa de Um estudo vermelho ficou linda, um convite à releitura da obra. Certamente vou me divertir relendo esse livro e vou amar essa capa em minha humilde biblioteca particular.

    ResponderExcluir
  23. Oi Yvens,
    Eu comprei há tempo o livro Sherlock Holmes: Edição Completa. Foi quanto tive meu primeiro contato com as histórias do famoso detetive escritas pelo Sir Arthur Conan Doyle. Um Estudo em Vermelho é excelente e merece uma edição de primeira. Sua resenha está perfeita! Se você ainda não leu, vou ser sucinto: leia! ;-)
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  24. Ola!

    Meu Deus! A Martin vem que vem com tudo esse ano focada no objetivo de acabar com nosso psicologico e nos falir!
    Minha nossa, que livro é esseeeeeeeee!!!!
    Eu confesso que amo esse genero e sou ainda mais fissurada nos filmes, confesso. Adorei sua resenha sobre esse livro, me despertou e muito a atenção, mas o que pega pra mim é que eu tenho uma dificuldade boba oriunda de um preconceito ridiculo em relação a classicos :/

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu passei parte da minha adolescência acreditando que Sherlock era uma pessoa e quando descobri que ele era um personagem, amei ainda mais o seu criador, que eu desconhecia. Eu amo este livro e adorei saber que você também gostou.
    beijos

    ResponderExcluir