Sinopse: O relato inspirador da antiga primeira-dama dos Estados Unidos, agora adaptado para o público jovem.
Através de suas palavras, acompanhamos sua infância e adolescência, o período de faculdade, o início de sua carreira, os primeiros anos do casamento, e a entrada na vida pública, conforme Barack avançava na política e se candidatava à presidência. Com sinceridade, bom humor e afeto, ela faz um relato vívido de como se sentiu sob os holofotes, e de como foi a vida na Casa Branca durante oito anos.
Nesta edição juvenil, Michelle nos mostra como sempre buscou viver de forma autêntica, usando sua voz e sua força para lutar por seus ideais, tornando-se um grande exemplo para as futuras gerações. Ao contar sua história com coragem e honestidade, Michelle convida os jovens a refletir sobre que história querem escrever para si mesmos.
Resenha/Opinião: Desnecessário eu dizer a quão grandiosa e admirável é Michelle Obama! Conhecer a história dela contada pela própria me deu, durante a leitura, uma sensação de estar tomando um café com uma amiga, aquela amizade que ficamos meses sem nos ver, e em um encontro a pessoa tenta nos explicar a vida dela inteira, tudo que aconteceu enquanto estivemos separadas. Espero que vocês entendam esse sentimento.
O livro é narrado pela própria Michelle, o que torna a leitura muito mais interessante porque muitos dos fatos já são de conhecimento público mas aqui temos o olhar e ponto de vista dela diante de todas as situações. O que mais me surpreendeu durante a leitura é que apesar de ter sido parte da família presidencial norte americana, consequentemente uma das mais visadas do mundo, a autora descreve como tentou manter sua própria vida e a vida de sua família o mais normal que fosse possível. “Ser a família presidencial tinha seus privilégios e desafios, mas, apesar de tudo, continuamos sendo nós mesmos.” Diz a autora em um trecho do livro onde ela descreve como é a sensação de morar na Casa Branca.
Gostei muito da leitura dessa obra pois a narrativa é leve, como eu disse, tive a impressão de estar tendo uma conversa com uma amiga, em que ela me mostra fotos para ilustrar suas histórias. As fotos que foram escolhidas para ilustrar essa obra não poderiam ter sido melhor selecionadas, sou do tipo visual que sempre quer uma ilustração para conseguir entender completamente o que está sendo contado e a obra não deixa a desejar. São fotos oficiais e pessoais.
Eu que não sou uma leitora assídua de biografias me peguei super envolvida na leitura dessa. Acredito que a obra é inspiradora por mostrar uma mulher que teve o mundo aos seus pés mas que prezava por manter sua essência intocável. Eu já admirava Michelle Obama muito antes de ler o livro, minha admiração por ela só aumentou após essa leitura e indicaria a obra até mesmo para aqueles leitores, que assim como eu, não são grandes fãs de biografias. Essa leitura foi uma experiência ímpar.
Sobre a autora: MICHELLE ROBINSON OBAMA foi primeira-dama dos Estados Unidos entre 2009 e 2017. Formada em Princeton e Harvard, iniciou a carreira como advogada na firma Sidley & Austin, onde conheceu seu futuro marido, Barack Obama. Trabalhou na prefeitura de Chicago e no Centro Médico da Universidade de Chicago, além de fundar na cidade a filial da Public Allies, uma organização que prepara jovens para seguir carreira no serviço público. O casal Obama vive atualmente em Washington, DC, e tem duas filhas, Malia e Sasha.
Título: Minha história para jovens leitores
Autora: Michelle Obama
1 Comentários
Nossa! Que bacana! Fiquei curioso para ler! Obrigado pela resenha primorosa! Grande beijo!
ResponderExcluir