[RESENHA #982] BEOWULF - ANÔNIMO


Sinopse: “Hwæt!” Era gritando essa palavra que J. R. R. Tolkien, o genial autor de O Senhor dos Anéis, iniciava suas aulas de inglês antigo na Universidade de Oxford. Os alunos, temerosos, corriam para seus lugares: eles não sabiam que o professor estava apenas recitando os primeiros versos de Beowulf, o mais célebre poema da literatura anglo-saxônica, composto no século VIII e que até hoje entusiasma leitores no mundo inteiro, de investigadores acadêmicos a fãs de RPG. Ambientado na Escandinávia dos séculos V e VI, em meio a uma natureza mítica, formada por mares, penhascos, pântanos, cavernas e seres fantásticos saídos das sombras, e tendo como centro da vida social o grandioso “salão do hidromel”, o poema narra os feitos do herói Beowulf, que livra a corte do rei Hrothgar do temível Grendel, um monstro aterrorizante, e, cinquenta anos depois, tem um novo e decisivo confronto, desta vez com um dragão alado. Esta obra de intensa poesia, repleta de imagens inesquecíveis e com ecos da Ilíada, da Eneida, dos Evangelhos, da mitologia nórdica e das grandes sagas germânicas, capturou a imaginação de vários artistas e escritores de nosso tempo, entre eles Jorge Luis Borges, que assina o prefácio deste volume.

Resenha/Opinião: Beowulf é um dos poemas mais cultuados da literatura e também o monumento épico mais antigo das literaturas germânicas, tendo em vista que foi composta no século VIII, mas foi descoberto apenas por volta de 1705. Ambientado entre os séculos V e VI, Beowulf é uma mescla de épico, ficção histórica, mitologia e tem até mesmo personagens históricos em um cenário onde há monstros perigosíssimos e inúmeros desafios.

Nesse poema conhecemos Beowulf, um guerreiro pobre, mas um típico herói, pois adora entrar em uma briga, ama as batalhas, não pensa duas vezes em tirar a vida do inimigo e faz de tudo para proteger o seu povo. Sagaz e feroz, Beowulf tem a força de 30 homens, ou seja, ele possui uma aptidão física fora do normal e por isso utiliza apenas as suas mãos nas lutas que entra. Beowulf é o sobrinho do rei dos gaetas (atualmente uma região da Suécia) e um dos seus grandes feitos foi nadar durante sete dias para derrotar alguns monstros marinhos.

Um novo desafio surge na vida de Beowulf, pois em determinado momento o guerreiro fica sabendo que a corte do rei Hrothgar da Dinamarca está sofrendo nas mãos do temível Grendel, um monstro poderoso e aterrorizante que tem um hábito sinistro, invadir o grandioso salão do rei todas para capturar e devorar os guerreiros que protegem o rei e o salão, mas eles são incapazes de tal feito, pois o monstro não pode ser ferido por qualquer arma criada pelo homem. Diante dessa notícia Beowulf parte para a Dinamarca com o intuito de derrotar a fera.


Ao chegar no salão do rei, Beowulf se dispõe a derrotar o monstro e para isso ele espera o cair da noite, é na escuridão do salão que o guerreiro fica totalmente nu aguardando Grendel e quando o monstro aparece para fazer mais uma vítima ele não tem em conta o adversário que precisará enfrentar, pois Beowulf é um guerreiro feroz e sagaz. Ao entrar em combate contra Beowulf, Grendel é seriado ferido, pois tem um dos braços arrancados por Beowulf que faz isso com as próprias mãos. Derrotado e profundamente ferido, Grendel foge ao encontro de sua mãe. Com o passar dos anos o Beowulf adquire fama e riquezas, mas o passado volta para atormentá-lo, pois ele precisa lidar novamente com Grendel, mas também com a sua mãe e até mesmo um dragão.

Beowulf é um grande poema épico, pois engloba parte das tradições nórdicas, justamente da época dos vikings, mas também tem elementos de grandes épicos da literatura clássica grega como "Ilíada", "Odisseia" e "Eneida", mas também ideias cristãs como humildade e bondade, pois Beowulf (personagem) é justamente um pouco de tudo. Esse é um poema que basicamente narra os feitos heroicos de Beowul, mas também a sua ascensão, pois ele era um homem comum que conseguiu ser poderoso e tornou-se uma lenda.

Esse é um poema épico em prosa, ou seja, facilita a vida do leitor que não tem o hábito de ler versos. Contudo, ainda assim é uma leitura de fácil compreensão e muito bela, além disso há várias metáforas que contribuem ainda mais para a beleza do texto. Beowulf é uma obra que representa bem a idade média, seja pelos aspectos mitológicos, pelas lendas, pela questão de bravura e honra ou até mesmo pela violência. Esse livro é simplesmente imperdível!

Ficha técnica:
Título:
Beowulf
Autor: Anônimo
Tradução: Elton Medeiros
Editora: 34
Páginas: 368
Ano: 2022
ISBN: 9786555251241
Onde comprar: Amazon - 34

Postar um comentário

0 Comentários