Sinopse: Uma história sobre encontrar a própria coragem, sobre cuidar de si e dos outros – e sobre o imenso poder da literatura.
A livraria Natsuke era uma loja de livros usados quase fora da cidade. Quem passava por lá via estantes que iam do chão até o teto, abarrotadas das mais maravilhosas obras literárias. Rintaro Natsuki amava aquele lugar, erguido pelo trabalho do avô que o criou, com todo o seu coração – passou muitas horas felizes lendo o que desejava por aqueles corredores. A livraria era o refúgio perfeito para o garoto doce, porém recluso.
Depois que o avô morre, Rintaro percebe-se só e arrasado: tudo indica que ele precisará fechar a livraria. É quando surge um misterioso gato malhado, de nome Tigre, que pede a ajuda do garoto. O gato deve encontrar um verdadeiro amante dos livros para acompanhá-lo em uma missão. A improvável dupla, então, enfrentará três aventuras mágicas para resgatar livros aprisionados, maltratados e abandonados.
Fenômeno editorial no Japão, O gato que amava livros é uma história reconfortante sobre encontrar a própria coragem, sobre cuidar de si e dos outros – e sobre o imensurável poder dos livros =^..^=
Resenha/Opinião: Nesse livro conhecemos a história e vida de Rintaro Natsuki, um órfão de pais que vivia com seu avô em uma simples e humilde livraria da família, aliás, essa livraria vendia livros usados, ou seja, um sebo. Os leitores ou consumidores que lá frequentava via inúmeras estantes e elas iam do chão até o teto, não faltava opções literárias e muitos dessas obras eram maravilhosas. Contudo, o destino quis que Rintaro perdesse a pessoa mais importante da sua vida, o seu avô. Com a morte do avô, a vida de Rintaro muda completamente da noite para o dia e após essa perda que ele recebe a ajuda de uma tia que oferece auxílio na venda de livraria para depois levá-lo para morar com ela.
"O mundo coloca todo tipo de obstáculo no nosso caminho e somos obrigados a aguentar tanta coisa que chega a ser absurdo. Nossa melhor arma para lutar contra toda a dor e dificuldade não é a lógica, tampouco a violência. É o humor."
Rintaro enfrenta um grande dilema, ele fica em dúvidas se deverá ou não vender a livraria e se mudar para a casa de sua tia, pois a livraria é um lugar que ele ama estar, sem contar que o local foi criado e erguido com o suor e trabalho do seu avô e é justamente no local que ele passou os momentos mais felizes da sua vida, ou seja, a livraria é um refúgio, um local seguro, praticamente um santuário.
"Os livros têm um poder extraordinário. Mas tenha cuidado. É o livro que detém o poder, não você."
Enquanto organiza a possível venda da livraria, bem como tudo que cerca a sua mudança, surge um gato misterioso e malhado chamado Tigre, o gato simplesmente pede a sua ajuda, ou seja, esse é um gato falante. Tigre e Rintaro entram em uma grande aventura onde precisam salvar inúmeros livros que estão foram feitos prisioneiros e o gato precisava de alguém que amasse muito aos livros, nesse caso, Rintaro.
O nosso protagonista é um jovem tímido e recluso, ele luta para encontrar a autoconfiança, pois ele precisa de confiança e coragem para enfrentar um novo momento em sua vida, um momento que se vê desamparado pelo amor e guarda do seu avô, mas também para enfrentar o desconhecido. Rintaro é um personagem bem construído e tem uma química magistral com Tigre.
O gato que amava livros é uma obra para todas as idades, tendo em vista que é uma leitura tranquila e de fácil compreensão, além disso é envolvente e reflexiva, pois o autor deixa várias mensagens realmente profundas. Esse é um livro que certamente irei reler em algum momento de minha vida. Em suma, é um livro incrível e imperdível, por isso recomendo a todos.
Essa foi uma leitura tranquila e de fácil compreensão, além disso é envolvente e reflexiva, pois o autor deixa várias mensagens realmente profundas. Esse é um livro que certamente irei reler em algum momento de minha vida. Em suma, é um livro incrível e imperdível, por isso recomendo a todos.
Ficha técnica:
Título: O gato que amava livros
Autora: Sosuke Natsukawa
Tradução: Fernanda Dias
Editora: Planeta
Páginas: 240
Ano: 2022
Páginas: 240
Ano: 2022
0 Comentários