[RESENHA #985] O PODEROSO CHEFÃO - MARIO PUZO

 

Sinopse: Tirano, chantagista, e assassino – sua influência chega a todos os níveis da sociedade americana. Conheça Don Corleone, um homem amigável, um homem justo, um homem arrazoado. O capo mais mortal da Máfia, o padrinho, o poderoso chefão.

Mas nenhum homem se mantém no topo para sempre, não quando ele tem inimigos dos dois lados da lei. À medida que o já idoso Vito Corleone se aproxima do fim de uma longa vida no crime, seus filhos precisam se preparar para administrar os negócios da família. Sonny Corleone já atua nos negócios da família há anos; o veterano da Segunda Guerra Mundial Michael Corleone, porém, não está acostumado com o submundo e reluta em mergulhar na rede de crimes e poder político.

Tanto a polícia como os implacáveis chefes do crime rivais sentem o cheiro de sangue. Para que a família Corleone sobreviva, ela precisa de um novo Don. Mas o preço do sucesso em uma vida violenta pode ser alto demais para suportar...

Resenha/Opinião: Eu acredito que muitos já assistiram a trilogia de "O Poderoso Chefão" ou ao menos já ouviram falar dos filmes, mas talvez o que muitas pessoas não sabem é que o primeiro filme nada mais é do que uma adaptação do livro escrito por Mario Puzo e publicado originalmente em 1969, aliás, eu mesmo sequer sabia da existência do livro em minha infância ou adolescência, período esse que assisti aos filmes inúmeras vezes e até hoje não perdi o hábito de assistir essa famosa trilogia.

Entre os leitores há quase sempre um temor quando se fala sobre adaptações, pois são raras as vezes que os filmes ou séries conseguem ser tão fiéis ou mesmo tão boas como os livros, mais raro ainda são os filmes ou séries que conseguem superar a obra original e a meu ver são dois os filmes que superam as obras originais, no caso os livros: Laranja Mecânica e O Poderoso Chefão, inclusive a trilogia dirigida por Francis Ford Coppola venceu inúmeras estatuetas do Oscar.


No livro acompanhamos a família Corleone, mais especificamente Don Vito Corleone, um imigrante italiano oriundo da Sicília. Vito Corleone fugiu da Itália, pois estava jurado de morte e ao chegar nos Estados Unidos ele era um homem pobre, mas foi na terra das oportunidades que começando de baixo foi construindo um império, seja por meio da importação de azeite ou mesmo através dos negócios ilegais, aliás, é através do crime e da corrupção que de fato ele se torna rico e poderoso.

Vito é um homem determinado, inteligente, esperto, carismático, respeitado e ao mesmo tempo temido, ele é comumente conhecido por todos como "O Padrinho". Vito sempre busca ajudar os amigos e familiares em suas dificuldades, mas também os subalternos, mas aquele que precisa de ajudar precisa pedir ajuda, deve procurá-lo e é nesses favores que todos ficam em dívida com ele, é através dos favores concedidos que Vito em algum momento cobra tais dívidas e por meio das dívidas ele consegue estabelecer e aumentar os seus domínios.


Com o passar do tempo Don Vito Corleone demonstra ser muito influente, pois ele tem relações de negócios e amizade com pessoas importantes de Nova York, entre eles juízes, políticos e figurões diversos. É por meio de sua rede de contatos que Corleone demonstra o seu verdadeiro poder, algo que vai além do mero aspecto financeiro ou de seus soldados, tendo em vista que ele possui influência política.

A família Corleone se envolve profundamente com todos os negócios de Vito, exceto uma pessoa, Michael Corleone. O rapaz é o filho mais novo de Vito, ele é um soldado condecorado que lutou na Segunda Guerra Mundial. Michael está noivo de uma típica mulher americana, ou seja, seguiu um caminho completamente distinto dos irmãos e familiares, aliás, o próprio pai de Michael não o quer nos negócios da família. Contudo, em determinado momento Don Vito Corleone sofre um atentado e as coisas ficam complicadas para a família Corleone, é nesse momento que Michael vê a necessidade de se envolver e tomar as rédeas da família nesse momento delicado em que tudo está em jogo.

Sobre o autor: Mario Puzo nasceu em Nova York e, durante a Segunda Guerra Mundial, ingressou no serviço militar. Estudou na New York School for Social Research e cursou a Universidade Columbia. Além de romances aclamados, Puzo também escreveu diversos roteiros para o cinema, incluindo Terremoto, Superman e a trilogia baseada em seu best-seller O poderoso chefão, pela qual recebeu dois Oscar. Mario Puzo morreu em 1999.

Ficha técnica:
Título:
 O Poderoso Chefão
Autor: Mario Puzo
Tradução: Denise Bottmann
Editora: Record
Páginas: 518
Ano: 2022
ISBN: 9786555872767
Onde Comprar: Amazon - Record

Postar um comentário

0 Comentários