[RESENHA #986] CONSPIRAÇÕES SOBRE HITLER - RICHARD J. EVANS


Sinopse: Em lugar nenhum a propagação de teorias da conspiração tornou-se mais óbvia do que nas hipóteses revisionistas acerca do Terceiro Reich, o império nazista alemão. Teorias havia muito desacreditadas ganharam novo sopro de vida, respaldadas por alegações de evidências recém-descobertas e novos ângulos de investigação. No centro destas fake news está Adolf Hitler.

Renomado historiador especialista em Terceiro Reich, Richard J. Evans analisa neste livro algumas das mais difundidas teorias da conspiração a respeito de Adolf Hitler e seus seguidores nazistas.

A ideia de que tudo o que acontece na história é resultado de maquinações secretas de grupos malignos é tão antiga quanto a história em si. As teorias da conspiração, no entanto, se tornaram mais populares no século XXI, e encontraram em relatos revisionistas do nazismo um dos lugares de maior destaque.

Evans submete cinco alegações ao escrutínio forense amplamente disseminadas a respeito da Alemanha de Hitler: que os judeus estavam conspirando para minar a civilização; que o exército alemão foi “apunhalado pelas costas” por socialistas e judeus em 1918; que os nazistas queimaram o Reichstag para tomar o poder; que a fuga de Rudolf Hess para o Reino Unido, em 1941, foi sancionada por Hitler e transmitiu termos de paz suprimidos por Churchill e que Hitler escapou do bunker em 1945 e fugiu para a América do Sul.

Além de trazer à luz os enganos envolvidos nessas narrativas, a exploração de Evans também revela características tão pontuais, quanto surpreendentes, que as teorias da conspiração, de maneira geral, têm em comum.

Um livro de história para a era da “pós-verdade”, dos “fatos alternativos” e das fake news. Em outras palavras, uma leitura para a atualidade.

Resenha/Opinião: Sir Richard J. Evans é sem sombra de dúvidas um dos maiores historiadores dos tempos modernos e o seu foco é a Alemanha dos séculos XIX e XX, ou seja, Evans em suas obras fala sobre a Alemanha principalmente nos períodos das grandes guerras mundiais do século XX, em especial a Segunda Grande Guerra Mundial. Em seus livros o autor busca desmitificar os mitos em prol da verdade. O autor escreveu por exemplo a trilogia que fala sobre a ascensão e queda do Terceiro Reich, trilogia essa publicada também pelo selo Crítica da editora Planeta de Livros.


Evans inicia o seu livro falando sobre "Os protocolos dos sábios de Sião", protocolos esses que foram publicados no início do século XX, esses protocolos nada mais eram do que uma obra conspiracionista, pois era uma conspiração contra os judeus que estavam espalhados pelo mundo e tal conspiração defendia que os judeus e maçons iriam dominar o mundo, algo completamente descabido, ou seja, era um texto antissemita e infelizmente caiu nas mãos de Hitler que utilizou para inflamar o ânimo de seus seguidores.

Outra conspiração abordada pelo autor é o fato da Alemanha ter perdido a Primeira Guerra Mundial, pois muitos acreditam que os próprios civis alemães contribuíram para a derrota nessa grande guerra, além disso é dito que os generais ordenaram a rendição das tropas alemãs e depois jogaram a culpa desse fato nas costas dos políticos para se eximirem do fardo da vergonha e culpa pela derrota.

Ao longo da leitura Evans fala sobre o Palácio de Reichstag, prédio onde funcionou a sede do Parlamento da República de Weimar ou República da Alemanha que foi estabelecida após a Primeira Guerra Mundial. O local foi incendiado em 1933 e é dito que foi um incêndio criminoso, mas muitos defendem a teoria que o local foi incendiado ao mando de Hitler, que utilizou desse fato para trazer novos seguidores para o seu lado, bem como para deixar aqueles que o seguia ainda mais inflamados.


Evans também nos apresenta a teoria que retrata a viagem de Rudolf Hess para Grã-Bretanha e a sua missão de costurar um tratado de paz entre a Alemanha Nazista e os britânicos. Contudo, essa ideia vai por água abaixo, pois caso Hitler realmente quisesse a paz com os britânicos ele teria enviado alguém experiente e versado no campo da política internacional/relações exteriores, tendo em vista Hess estava longe de ser experiente nesse campo.

Por fim, Evans fala sobre a teoria mais importante envolvendo Hitler, teria o líder nazista escapado do Bunker nos últimos meses da guerra? O autor defende a ideia de que o líder nazista não teria escapado e para isso compartilha evidências sobre a morte de Adolf Hitler.

Conspirações sobre Hitler é um livro incrível e fascinante, o autor analisa de forma perspicaz as conspirações acima apresentadas e defende a ideia de que muitos fatos foram construídos, tendo em vista que muitos deles são tão absurdos que não dá para pensar de outra forma. É interessante perceber que na década de 40 do século passado as fakes news existiam em outra roupagem, pois a mentira era também utilizada sob o viés político e a propaganda mentirosa espalhava de forma muito rápida. Recomendo a leitura para todos aqueles que gostam de estudar ou querem ter acesso a informações sobre a Segunda Guerra Mundial.


Sobre o autor: Sir Richard J. Evans é um dos maiores especialistas em história da Alemanha. Nasceu em Londres, em 1947. Foi professor de história da Universidade Columbia e na Universidade de Londres e atualmente leciona história moderna na Universidade de Cambridge. Entre seus muitos livros já publicados estão A chegada do Terceiro Reich, O Terceiro Reich no poder e O Terceiro Reich em guerra – trilogia considerada o mais importante estudo sobre o nazismo. A trilogia é publicada no Brasil pelo selo Crítica da Editora Planeta.

Ficha técnica:
Título:
Conspirações sobre Hitler
Autor: Richard J. Evans
Tradução: Renato Marques
Editora: Crítica (Planeta de Livros)
Páginas: 272
Ano: 2022
ISBN: 9786555357080
Onde comprar: Amazon - Planeta

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu adoro saber mais deste momento da nossa história, apesar de que, foi um momento muito triste e repleto de mazelas.

    ResponderExcluir
  2. Existem muitas teorias e conspirações sobre a Segunda Guerra Mundial, sobre Hitler são inúmeras.

    ResponderExcluir