[RESENHA #989] COMO EDUCAR UM FILHO FEMINISTA - SONORA JHA


Sinopse: Este é, acima de tudo, um livro sobre gentileza. Numa encantadora mistura de guia, manifesto e relato pessoal, a escritora, professora e jornalista Sonora Jha mostra que criar um filho feminista é ensiná-lo a olhar para a condição feminina ― a condição de metade da humanidade ― com compaixão, empatia e amor. Equilibrando leveza e contundência, ela conta sua história e ouve especialistas em uma leitura essencial para mães e pais do século XXI.

Resenha/Opinião: Acredito que pelo título alguns leitores tenham certa resistência com essa obra, quando se coloca a palavra feminismo em destaque, infelizmente, muitas pessoas por não conhecerem todo o movimento, que também conta com extremistas como em todo e qualquer movimento, mas que em sua maior parte prega a equidade e respeito a todos os seres humanos independentes de gênero, vão acabar rejeitando sequer a idea da leitura. O que em minha mais sincera opinião é um equívoco já que até mesmo para termos argumentos e base para discordar de algo, precisamos conhecer os dois lados. Mas enfim, precisei falar sobre isso para resenhar essa obra que me tocou mesmo não sendo mãe e nem mesmo tendo esses planos.

 


A autora escreveu o livro compartilhando a preocupação com a criação de seu próprio filho em uma sociedade que ainda é patriarcal e algumas vezes misógina. Como educar um filho feminista me ensinou mais como educar uma criança para respeitar todas as diferenças, entender as limitações, prezar pela equidade de direitos, ajudar dentro das próprias possibilidades e como ajudar e participar ativamente na evolução de um ser humano melhor.


A forma como a autora descreve ter abordado temas como bullying, valores e sexualidade com o filho me deixaram admirada, o respeito pelo aprendizado e curiosidade da criança e o direcionamento sempre envolvendo respeito e comunicação são posturas que se algum dia eu assumir a missão de ajudar na evolução de um ser humano, eu gostaria de estar apta a ter.


Em um mundo tão problemático onde vivemos uma realidade tão cruel é bom ter um lampejo de esperança que as novas gerações serão melhores, que viverão em um mundo mais respeitoso, justo e equalitário. Acho que a leitura é engrandecedora não só para mulheres que tem filhos, todo e qualquer leitor que tiver essa obra em mãos vai conseguir absorver muito conteúdo de qualidade, disso não tenho a menor dúvida. 


Sobre a autora: Sonora Jha é escritora e professora de jornalismo na Universidade de Seattle, nos Estados Unidos. Seus artigos e ensaios já foram publicados em jornais como The New York Times e The Seattle Times. Cresceu em Mumbai, foi editora-chefe do Times of India e editora da East Magazine, em Singapura. Atualmente dá aulas de redação na Richard Hugo House, no Hedgebrook Writers’ Retreat e na Seattle Public Library. 


Ficha técnica:
Título: Como educar um filho feminista
Autora: Sonora Jha
Editora: Agir 
Páginas: 304
Ano: 2021
ISBN-13: ‎ 9786558370529
Onde comprar: Amazon

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Certamente está é uma obra importante!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, ficou ótima e por estar estudando sobre o feminismo eu vou anotar a sua dica. Abraços, Priscila!

    ResponderExcluir